Você sabe onde é o lugar do lixo?

Indicado para crianças a partir de 5 anos


Tempo estimado de duração: 30 minutos


O que será necessário:

  • Equipamento eletrônico com acesso a internet, áudio e vídeo (celular, computador, tablet). 

Como fazer: a pessoa que estiver acompanhando a criança nesta vivência deve fazer a leitura em voz alta das informações a seguir.

Você sabia que tudo o que jogamos fora tem o seu lugar certo? E você? Sabe onde descartar corretamente cada tipo de lixo? Não se preocupe que nós ensinamos!

Que tal cantarmos uma música que nos ensine o descarte adequado do lixo?

 

Se você quiser, pode até cantar junto! A letra está aqui embaixo:

Para a natureza preservar, vamos todo mundo reciclar. 
É só a gente o lixo organizar, pois tudo tem o seu lugar. 
Para a natureza preservar, vamos todo mundo reciclar. 
É só a gente o lixo organizar, pois tudo tem o seu lugar.

 

 O plástico a gente aconselha ir todo para lata vermelha. 
    O metal pra natureza fica bela vai pra tudo pra lata amarela
O vidro que eu pesquei com a minha rede já foi pra lata verde. 
O papelão de leste oeste norte a sul, seu lugar é na lata azul.

 

Cada lixo tem a sua lata, cada lata tem seu lixo. Criação e Música: Francis Monteiro
 

O que você achou da música? Já conhecia essa divisão por cores?

Talvez você não tenha percebido, mas em alguns lugares, como por exemplo na sua escola, existe essa separação das latas de lixo por cores e como você aprendeu na música, cada uma serve para um tipo diferente de lixo!

Então que tal tentar adivinhar? Tente juntar as cores com o número, relacionando a cor com o material que deveria ir para aquele lixo!

Lixo (3).png

Resposta: verde 5; marrom 6; cinza 4; azul 2; vermelho 3; amarelo 1

A lata de lixo azul é para o papel, a vermelha para o plástico, a verde para o vidro, a amarela para o metal, a marrom para o lixo orgânico e a cinza para os lixos não recicláveis. E aí? Quantas você conseguiu acertar? (Tente nesse momento dar exemplos para a criança de objetos que poderiam ir para cada lixo de acordo com as cores e materiais)

Nós devemos sempre prestar atenção quando jogamos algo fora para colocar no lugar certo cada coisa, isso se chama coleta seletiva do lixo!
Coleta seletiva é uma forma de otimizar o descarte de lixo. Ou seja, para fazer a coleta seletiva é necessário separar os úmidos, secos, recicláveis e orgânicos para que cada um deles tenha o seu melhor destino.
Ela é muito importante para que a gente consiga aproveitar o que ainda é possível reciclando e para que aquilo que não possa ser utilizado seja descartado da melhor forma.
Isso é muito importante para ajudar o meio ambiente! E agora que já sabe o que é, será que na sua cidade existe coleta seletiva?
oi.jpg

Você já viu o caminhão de lixo passar na sua rua?  Esses caminhões que passam pela cidade são responsáveis pela coleta do lixo, e os profissionais que realiza esse trabalho é conhecido como Gari. O trabalho deles é muito importante, ajudam a deixar a cidade limpa em  boas condições, portanto são essenciais para a manutenção do ambiente urbano. 

Você sabia que existe um dia inteiro para comemorarmos o trabalho desses profissionais?  Isso mesmo, no dia 16 de maio é comemorado o dia do Gari no país todo! Mas você não precisa esperar esse dia para valorizar a importância desses profissionais, quando você ver algum gari, pode ser simpático e agradecer pelo seu trabalho tão importante!

17_10_2019_11_38_e340408361034e850199d40

E você sabe como pode ajudar os coletores de lixo na nossa cidade? Nós comentamos sobre as 5 diferentes latas de lixo, mas nem sempre é possível dividir o lixo tanto assim! Na sua casa separe o lixo em três lixeiras. 

São elas:

Lixo%20(1)%20(1)_edited.jpg

Vamos combinar de ajudar do jeito que podemos!

Se todo mundo separar seu lixo em casa podemos diminuir muito a poluição e a sujeira das cidades (e do mundo)! (Incentive a criança a separar o lixo dentro de casa, após as refeições ou no dia da coleta seletiva)

Quer ganhar um certificado de criança sabida no tema "Separação do lixo"? Podemos preparar um certificado digital para você! Basta responder ao formulário de avaliação da vivência, dura cinco minutinhos, é só clicar aqui nesse botão: 

 

 

Se quiser saber mais sobre o tema, que tal jogar um jogo sobre a coleta seletiva para você aprender sobre o caminho do lixo depois do seu descarte? Neste jogo você vai conduzir um caminhão de lixo com o mouse do seu computador, se você clicar na estação inicial de onde sai o caminhão assistirá um vídeo curto sobre ela. 

Nos siga também pelo Instagram (é só clicar no ícone abaixo): sempre que houver vivências novas, faremos a divulgação!

Muito obrigado e até a próxima!

  • Instagram