• PET Nutrição

Você sabe o que é diabetes mellitus?

Por Talissa Dezanetti


O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica não-transmissível (DCNT) que vem crescendo sua incidência com o passar dos anos. Segundo o IBGE 2005, 11% da população igual ou superior a 40 anos no Brasil portavam a doença já nessa época, sendo uma das principais causas de mortalidade, insuficiência renal, cegueira, doenças cardiovasculares. O diabetes pode resultar de defeitos da secreção ou da ação da insulina no organismo, e conforme sua patogenia, ela recebe denominações diferentes: tipo 1, tipo 2 ou gestacional.


O diabetes mellitus tipo 1, é caracterizado pela destruição das células beta do pâncreas (as que produzem a insulina do nosso corpo) levando a diminuição até a deficiência absoluta do hormônio. Nesse caso, é necessário a reposição de insulina de forma medicamentosa para evitar complicações como cetoacidose e morte. Já no DM tipo 2, ocorre a resistência à ação da insulina, quando a insulina não consegue fazer com que a glicose entre em nossas células, gerando quadros de hiperglicemias (valores muitos altos da glicemia). Além disso, a maioria do casos apresenta excesso de peso ou gordura central. Por fim, existe ainda o DM gestacional, sendo uma hiperglicemia detectada na gravidez, que geralmente se resolve no pós parto, mas que pode voltar anos depois.


Apesar dos diferentes tipos de diabetes mellitus e assim, tratamentos medicamentosos, em todos os casos é necessário uma mudança de estilo de vida para uma melhor qualidade do portador da doença, levando a hábitos alimentares saudáveis, para melhor controle das glicemias, e a prática de exercícios físicos, que contribui muito para a diminuição da resistência a insulina. Além disso, recomenda-se a prática de um estilo saudável de vida não só com o diagnóstico da doença, mas como uma forma de preveni-la, que inclui perda de peso de forma saudável em indivíduos obesos, menor consumo de industrializados e fast-foods, aumento de cereais integrais, diminuição de gordura saturada, maior ingestão de água, frutas e vegetais de maneira geral, diminuição do consumo de sal e açúcares, e a prática de uma atividade física, como caminhada, corrida, dança, musculação, entre outras.


Referências


Cadernos de Atenção Básica: Diabetes Mellitus. 16. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus.PDF. Acesso em: 08 fev. 2019.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo